Blog

Jorge Zalszupin: ícone do design moderno brasileiro ganha duas exposições em São Paulo

Jorge Zalszupin: ícone do design moderno brasileiro ganha duas exposições em São Paulo

Museu da Casa Brasileira e Casa Zalszupin se unem para celebrar o centenário de nascimento do designer que levou o modernismo para o grande público através do mobiliário e da arquitetura.

Um dos mais renomados representantes da geração de arquitetos que atuou entre os anos 1950 e 1980 no Brasil, Jorge Zalszupin tornou acessíveis as linhas e formas do modernismo para o grande publico quando fundou, na década de 1950, a L’Atelier, em São Paulo, fábrica pioneira na produção de móveis em série no país.

No campo da arquitetura, também marcou assinando projetos como o Plenário do Supremo Tribunal Federal, com seu mobiliário (1960), o Edifício Top Center (1975), e o Shopping Ibirapuera (1975), só para citar alguns. Para celebrar seu legado, em ocasião do centenário de nascimento do designer, o Museu da Casa Brasileira e a Casa Zalszupin se uniram e juntos assinam as exposições “Orgânico Sintético: Zalszupin 100 anos” que tomam ambos os espaços ate o dia 4 de setembro. A curadoria da mostra é de Lissa Carmona, CEO da Etel, de Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB e do professor Guilherme Wisnik.

A mostra reúne itens inéditos do acervo de Zalszupin, aberto pela primeira vez pela Etel, em parceria com a família do designer, destacando sua importância para a arquitetura paulista e para além do design. Boa oportunidade para rever criações iconicas como os utensílios de plástico da série Eva (para a L’Atelier) e as séries de mobiliário planejado para escritórios, alguns dos destaques da seleção exibida no Museu da Casa Brasileira.

Já a Casa Zalszupin, residência projetada pelo próprio Jorge no Jardim Europa, e onde ele trabalhou e viveu por mais de 60 anos, completa o passeio oferecendo um novo olhar sobre sua arquitetura residencial, marcada por uma organicidade expressionista, volumes curvos e paredes grossas e brancas, ressaltada em fotos de Nelson Kon, croquis inéditos e itens do acervo.

“Distinguindo-se da pedagogia estrutural do concreto armado, que caracteriza a chamada ‘Escola Paulista’ de arquitetura no mesmo período, a produção de Zalszupin vai buscar referências no empirismo das construções escandinavas e mediterrâneas, definindo um caminho poético singular em sua produção residencial”, comenta Guilherme Wisnik. “A exposição também articula a produção de Zalszupin aos trabalhos escultóricos de artistas brasileiros que navegam pelo racionalismo sintético e industrial”, completa Lissa Carmona.

SERVIÇO:
Exposição ‘Orgânico Sintético: Zalszupin 100 anos’
De 1 de julho a 4 de setembro de 2022
Museu da Casa Brasileira

De terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h

Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Sexta-feira, entrada gratuita
Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas

CASA ZALSZUPIN

De segunda a sexta, das 10h00 às 18h, e aos sábados das 10h às 14h
Ingressos:
Gratuito mediante agendamento prévio no site https://www.casazalszupin.com/pt/
Sem estacionamento
e-mail: eventos@casazalszupin.com
Jardim Europa – SP

Fonte : Vogue

Dica do nosso Fotógrafo
Alex Caldeira

 

 

Compartilhe: