Blog

Galeria Idea!Zarvos receberá exposições e debates sobre arquitetura e cidade, e reunirá os seis lançamentos de 2022

Galeria Idea!Zarvos receberá exposições e debates sobre arquitetura e cidade, e reunirá os seis lançamentos de 2022

Um espaço de 3mil m² com projeto aconchegante de Isay Weinfeld dedicado à arquitetura. A arena central permeada por jardins a céu aberto abrigará mostras sobre o tema, além de palestras e bate-papos com arquitetos, designers e artistas. Na galeria, a Idea!Zarvos abrirá para visitação os modelos de apartamentos decorados dos seis edifícios que serão lançados ao longo do ano com projetos de grandes nomes da arquitetura nacional.

A exposição de inauguração, “Fragmentos da metrópole” faz uma seleção de projetos dentre os 17 anos de contribuição da Idea!Zarvos à arquitetura contemporânea paulistana e brasileira

O curador convidado é Fernando Serapião, editor da revista Monolito e um dos curadores da exposição “Infinito Vão: 90 anos de arquitetura brasileira”. Ele selecionou o grande espectro de arquitetos que já colaboraram com a Idea!Zarvos, abrangendo detalhes intrigantes de cada projeto por meio de maquetes, fotos, plantas, croquis e amostras de materiais. A expografia fica a cargo do artista João Nitsche, que também projetou a comunicação visual do espaço. Leia o texto curatorial na íntegra abaixo.

FRAGMENTOS DA METRÓPOLE

A cidade é uma construção coletiva. Cada cidadão, além de usuário, é agente dessa construção. Desde uma embalagem de bala lançada na calçada até uma árvore plantada no quintal, passando por leis elaboradas em gabinetes burocráticos ou ocupações que testemunham a sobrevivência, todos somos coautores da cidade, a maior invenção humana – como a definiu Paulo Mendes da Rocha.

Cada indivíduo tem uma percepção única do resultado que, para o bem ou para o mal, espelha o acúmulo de ações que o constrói. Frequentemente, a cidade é edificada de maneira inconsequente, destrutiva ou egoísta. É raro encontrar concepções conscientes de espaços promissores do ponto de vista ambiental, urbano e arquitetônico.

Dentro da polifonia paulistana, há 17anos a Idea!Zarvos constrói alguns dos fragmentos mais singulares da metrópole. São 40 empreendimentos que somam 78 mil metros quadrados e 789 unidades entregues. Esse conjunto impactou, positivamente, não apenas a vizinhança e seus usuários, mas também inspirou o aprimoramento da relação do mercado imobiliário com a arquitetura contemporânea em todo o país. Todavia, números e retóricas são insuficientes para qualificar uma história que começou – emprestando um aforismo de Mies van der Rohe – com a ação deliberada de juntar dois tijolos com cuidado.

Ao unir minuciosamente dois elementos construtivos, a Idea!Zarvos trabalha deliberadamente para construir uma cidade melhor. Da soleira para fora, sua ação edifica um ambiente urbano mais humano, com bancos e outras gentilezas públicas. Uma cidade tão segura quanto sem muros. Uma urbi mais diversa e dinâmica, sendo, a um só tempo, mais verde e saudável.

Da soleira para dentro, essa articulação cuidadosa entre dois tijolos também significa amparar a criação de linguagens arquitetônicas que reflitam o espírito de nossa época. Expressando tecnologia, formas inovadoras e criando lugares que abrigam um novo modo de viver, os espaços da Idea!Zarvos proporcionam bem-estar a seus moradores e usuários.

Como é impossível reunir os edifícios nesta exposição – pois eles permanecem, imóveis, pulverizados pelas ruas de São Paulo –, a alternativa foi representá-los por outros meios, como maquetes, fotos, vídeos e publicações. Ou seja, representá-los através de fragmentos. Convido-os, assim, a unir esses fragmentos que se comunicam através de texturas, materialidades e cores. São fragmentos que expõem o melhor da arquitetura de vanguarda no Brasil, narrando uma década e meia de uma história que está apenas começando.

Espelhando a criação coletiva da cidade, cada visitante também terá uma percepção única. Todos podem fazer escolhas – olhar com vagar ou com ligeireza, em ordem horária ou anti-horária. Não importa. O que importa é aproveitar a oportunidade de fazer escolhas. Dessa maneira, quiçá para aqueles que juntarem os fragmentos com cuidado, uma pergunta ficará em aberto: que cidade queremos construir?

FERNANDO SERAPIÃO

Fonte :  https://www.ideazarvos.com.br

Dica do nosso Fotógrafo
Alex Caldeira

Compartilhe: