Blog

Exposição : Tim Burton na Oca

Exposição : Tim Burton na Oca

Chamada “A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton”, a exposição permite que o público mergulhe na atmosfera peculiar e fantástica das criações do pintor, ilustrador e cineasta que dirigiu filmes como Edward Mãos de Tesoura, Alice no País das Maravilhas, Dumbo e A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Imagine que você encontrou um livro onde desenhos, memórias e seres muito particulares são compartilhados. Imagine ainda que você é capaz de adentrar nos pensamentos do autor da obra, imergir nas paisagens oníricas criadas nesse universo e de contemplar vividamente esse lugar e seus habitantes. É o que o público vai vivenciar na exposição “A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton”na Oca, do Parque Ibirapuera, em São Paulo, de 8 de maio até 14 de agosto.

Concebida em homenagem aos 13 anos de lançamento do livro A Arte de Tim Burton, a exposição encara um desafio: criar uma releitura sensorial das 434 páginas que compõem a obra, que é repleta de ilustrações do acervo pessoal do artista e de conceitos visuais de diversos filmes. Do prefácio ao décimo terceiro (e último) capítulo do livro, os temas comuns à criação do diretor são categorizados e analisados, servindo, por fim, de base ao projeto expográfico.

A Beleza Sombria dos Monstros é composta por 14 salas – como as 14 partes do livro -, que contam com temáticas, expografia, cenografia e tecnologias distintas, visando uma imersão profunda não somente na obra de Tim Burton, mas também em seu imaginário poético, genitor das mais variadas criaturas e de seus respectivos universos. Para criar a atmosfera desejada, foram utilizados recursos audiovisuais diversos, passando por projeções em tecido, teatro de sombras, anamorfose, espelho mágico, realidade virtual (VR), cinema 3D, entre outros.

Com mais de 50 anos de carreira, 23 premiações e 70 nomeações no currículo, dentre as quais duas indicações ao Oscar, o cineasta, pintor e ilustrador tornou-se particularmente conhecido por sua estética peculiar. O diretor de Edward Mãos de TesouraAlice no País das Maravilhas, A Noiva-Cadáver, Dumbo A Fantástica Fábrica de Chocolate explora universos fantásticos, de atmosfera muitas vezes sombria, povoados por seus monstros incompreendidos e pessoas que não se adequam ao ordinário.

Para intensificar a experiência de imersão no mundo de Tim Burton, seguirá paralelamente à exposição uma mostra cinematográfica com filmes ora dirigidos pelo cineasta, ora que serviram de inspiração para suas criações ao longo dos anos.

A chegada da exposição foi antecipada por um presente enviado aos paulistanos pelo próprio diretor. No final de 2021, a cidade de São Paulo ganhou a obra intitulada “Mural Tim Burton”, localizada numa gigantesca empena de mais de 2.000m², no “Edifício Garagem Parque 25”, localizado no Parque D. Pedro II, 732. Tim entregou uma obra que criou especialmente para a cidade e acabou sendo grafitada pela artista brasileira Luna Buschinelli.

Serviço:

Tim Burton na Oca
Horários: De terça a domingo, das 9h às 21h.
Duração: Em média, a visita dura 1h30.
Local: Oca
End.: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, S/n – Portão 3 – Vila Mariana, São Paulo.
Classificação: Livre.
Ingressos: https://www.ingressorapido.com.br/event/34778-1/d/74852

Fonte:https://cidadedesaopaulo.com

Dica do nosso Fotógrafo
Alex Caldeira

Compartilhe: