Blog

TABELA FIPE PARA OS IMÓVEIS

TABELA FIPE PARA OS IMÓVEIS

Conselhão do governo federal quer uma tabela Fipe para o setor imobiliário

O grupo de trabalho que discute crédito no Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, chamado popularmente de Conselhão, tenta convencer o presidente Lula – na reunião desta quinta-feira (27) – a criar uma tabela Fipe para o mercado imobiliário. A ideia é aumentar a transparência no setor, ao tornar públicas as informações sobre transações imobiliárias no país.

Com a tabela, os dados do mercado imobiliário passariam a ser divulgados de forma sistemática. O Brasil não possui uma base unificada de informações do tipo. Nos EUA, onde os dados são tabulados de forma recorrente, a venda de um imóvel leva em média 75 dias para ser concretizada, enquanto no Brasil são necessários 480 dias.

Os defensores da “tabela Fipe dos imóveis” aqui no Brasil defendem que, a divulgação das informações permitirá ao setor usar as informações como um guia de valores, como acontece no mercado automotivo.

Segundo documento da startup Loft – utilizado como argumentação para o grupo de trabalho de crédito do Conselhão – as informações transacionais já são disponibilizadas nos cartórios (registros públicos), com uma ampla gama de dados, mas custam caro e são descentralizadas.

“Qualquer um pode ter acesso online individualmente, mas o acesso estruturado, em larga escala, fundamental para estudos e melhores investimentos, é inviável”, aponta a Loft no documento.
Fonte: Folha de S.Paulo

Compartilhe: